Quem ora entende, sem grandes explicações, que a oração
pertence à vida, nem pode nunca desligar-se dela.
Pelo contrário, quem ora dá rumo à vida; a vida é oração
e a oração brota da vida, já que o essencial, na relação com
Deus, é uma vida entregue. O «aqui estou» dos profetas, ou o
«eis-me aqui» de Maria, são a expressão verbal e orante de uma
entrega sem condições.
Quando o Senhor chama alguém à relação
com Ele, no amor e na fidelidade, não chama a entregas parciais
ou temporais. Chama à totalidade, como é próprio de amor total.
Atitudes medianas ou ambíguas não são dignas do nosso Deus,
nem da vocação a que somos chamados: predestinados para ser
imagem idêntica à de seu Filho, somos chamados a coisas grandes,
nada menos que a participar plenamente da santidade de Deus.
Não é monopólio dos conventos; é a vida dos batizados, em cujo
coração depositou o Senhor a vida trinitária, como semente
destinada a crescer.
pertence à vida, nem pode nunca desligar-se dela.
Pelo contrário, quem ora dá rumo à vida; a vida é oração
e a oração brota da vida, já que o essencial, na relação com
Deus, é uma vida entregue. O «aqui estou» dos profetas, ou o
«eis-me aqui» de Maria, são a expressão verbal e orante de uma
entrega sem condições.
Quando o Senhor chama alguém à relação
com Ele, no amor e na fidelidade, não chama a entregas parciais
ou temporais. Chama à totalidade, como é próprio de amor total.
Atitudes medianas ou ambíguas não são dignas do nosso Deus,
nem da vocação a que somos chamados: predestinados para ser
imagem idêntica à de seu Filho, somos chamados a coisas grandes,
nada menos que a participar plenamente da santidade de Deus.
Não é monopólio dos conventos; é a vida dos batizados, em cujo
coração depositou o Senhor a vida trinitária, como semente
destinada a crescer.
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