Mas pela desobediencia as suas faculdades foram perdidas e o egoismo tomou o lugar do amor. A sua natureza tornou-se tão enfraquecida pela transgressão que era impossivel, na sua própria força, ao poder do mal.
E assim teria permanecido se Deus não tivesse interferido dum modo especial.
É-nos impossivel, por nós mesmo, escapar do "abismo" do pecado no qual estamos submersos. A EDUCAÇÃO e a cultura, o exercicio da vontade, o esforço humano,têm a sua propria esfera de acção. Podem efetuar uma mudança exterior no comportamento, mas nesse ponto não têm poder. Esse poder é Cristo. Unicamente a Sua graça pode "acordar" as faculdades entropecidas da alma e atrai-las para Deus.
Luisa
ResponderExcluirÉ verdade que fomos criados para o bem. Mas se a desobediência começou logo no 1º. homem, Adão. Como é que o mundo poderá andar direito?
É pena, muita pena, que a inteligência com que fomos dotados seja muitas vezes utilizada na nossa autodestruição! Mas temos que pensar que felizmente, nem todos os seres humanos são assim. Ainda há muita GENTE BOA e a praticar Grandes Obras. No dia em que deixarmos de acreditar nisso, aí será mesmo o descalabro! Mas penso que ELE não vai deixar que isso aconteça, porque apesar de tudo, a humanidade também tem algumas coisas boas. Temos que pensar positivamente.
Um beijinho da
Milú
olá MILU
ResponderExcluirGosto muito de, de vez em quando ."entrar" com este tema, para relembrar a catequese.
Durante longos anos dei catequese ás crianças...
Agora , de saudades antigas ...faço a minha catequese "rebuscando" aqui e ali algum tema que possa ter interesse...é para mim prazer e amor a Deus. O seguimento que eu chego...Ele sabe...
um grande beijo.
Luisa.
Luisa
ResponderExcluirAinda bem que tem recordações antigas que a possam fazer feliz e dar-lhe prazer. Deve ter sido muito gratificante lidar tantos anos com crianças e ajudá-las na formação do seu carácter, ensiná-las a perceber o caminho do bem e a chegar até Ele ...
Saber que se contribuiu, ainda que numa pequena parcela, para a formação de pequenos seres humanos e acompanhar-lhes o percurso, é uma missão muito nobre. Não admira portanto que tenha prazer em recordar, pois recordar também é viver! E enquanto se recordam coisas boas, somos felizes.
Parabéns por ter boas recordações que a fazem feliz!
Um beijinho
Milú.