Translate

segunda-feira, 27 de maio de 2013

SIMBOLOGIA DO SINAL DA CRUZ

    • Vem comigo hoje o "Sinal da Cruz". Achei interesSante....

  • A Simbologia do Sinal da Cruz
    O "pequeno sinal da cruz" passou a ser feito da testa ao peito, do ombro esquerdo para o direito.Com a intenção de simbolizar a Santíssima Trindade. A riqueza deste sinal fez com que este se estendesse por toda a Idade Média, inclusive no Ocidente.
    O sinal da cruz, desce do alto para baixo e da direita prá esquerda, pois Cristo desceu do céu à terra e dos Judeus passou para os gentios. Atualmente, a legislação para o Ocidente com relação ao sinal da cruz está contida no Cerimonial dos Bispos. Na nota de nº 81, no número 108, verifica-se uma citação do antigo ritual romano para a celebração da Missa, que diz:
    "Ao benzer-se, volta para si a palma da mão direita com todos os dedos juntos e estendidos, faz o sinal da cruz da fronte ao peito do ombro esquerdo ao direito. Quando abençoa os outros ou benze outras coisas, [o bispo] volta o dedo mínimo para aquilo que abençoa e ao abençoar estende a mão direita mantendo os de...
    gas de Cristo. “Os cinco dedos estendidos, representam as cinco chagas de Cristo, que são o sinal da cruz. Cristo, com a sua cruz, tira toda a condenação do homem (por isso, da esquerda para a direita).”
    Como termina o Sinal da Cruz? O correto é terminá-lo com as mãos juntas ou postas.
    "Antigamente, tinha-se o costume de fazer o sinal da cruz com o terço na mão direita. Ao concluir o gesto, beijava-se a cruz. No entanto, com o passar dos anos, o mesmo gesto continuou sendo feito, porém, sem o terço, ou seja, as pessoas faziam o sinal da cruz e beijavam a mão, sem o terço". Essa tradição atravessou as gerações e chegou até os tempos atuais. Mas, segundo o padre, na maneira litúrgica, o correto é terminar o sinal da cruz com as mãos postas, frente ao peito. 
    Fazer o sinal da cruz com devoção não é um ato supersticioso, mas uma verdadeira entrega da própria vida à cruz salvadora de Cristo. "O sinal da cruz é um sacramental, seja na forma reduzida como na mais ampla, que deve ser usado abundantemente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário