Translate

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PAZ e ALEGRIA


»Eira da Paz e Alegria»
Deus é silencioso e no entanto fala

Quando a palavra de Deus se faz «o murmúrio de uma brisa suave», ela é mais eficaz do que nunca para transformar os nossos corações. A tempestade do monte Sinai abria fendas nos rochedos, mas a palavra silenciosa de Deus é capaz de quebrar os corações de pedra. Para o próprio Elias, o silêncio súbito era provavelmente mais temível do que a tempestade e o trovão. As poderosas manifestações de Deus eram-lhe, em certo sentido, familiares. É o silêncio de Deus que desconcerta, porque é muito diferente de tudo o que Elias conhecia até então.

O silêncio prepara-nos para um novo encontro com Deus. No silêncio, a palavra de Deus pode atingir os recantos escondidos dos nossos corações. No silêncio, ela revela-se «mais penetrante do que uma espada de dois gumes, penetra até à divisão da alma e do corpo» (Hebreus 4,12). Fazendo silêncio, deixamos de esconder-nos diante de Deus, e a luz de Cristo pode atingir, curar e mesmo transformar aquilo de que temos vergonha.

3 comentários:

  1. Amiga Luisa
    Este seu post é muito filosófico e profundo. Só uma pessoa com os seus conhecimentos religiosos e catequísticos estará à altura de "atingir" a verdadeira profundidade destas palavras sábias.
    No entanto, se percebi bem o que quer dizer, só Deus nos poderá salvar dos nossos pensamentos e "segredos depositados" no fundo do nosso coração e que muitas vezes até nos podem envergonhar. Mas para Ele não há segredos e com Ele podemos "falar" abertamente, no seu silêncio.
    Sim, porque todos nós, de uma forma ou outra, alguma vez fizemos ou pensamos algo de que nos envergonhamos e que nunca tivemos coragem de revelar a ninguém.
    Estes seus escritos dão-nos que pensar. Obrigada Amiga e continue. Eu vou continuando à espera. Acompanho-a com muita Amizade.
    Beijinhos da
    Milú.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Milu
    Muitas vezes são "coisas" minhas, mas desta vez trouxe de um padre que eu conheço e admiro !!
    Li e quis partilhar este texto lindo !
    "Eira da paz e alegria" é um movimento que o Padre Cruz lidéda....e vale a pena !!!
    O seu a seu dono...
    Beijinhos
    luisa

    ResponderExcluir
  3. Amiga Luisa
    Mesmo não sendo seu este texto, é de uma profundida muito grande e só pessoas com a sua sensibilidade saberão interpretar na íntegra o que ele contém.
    A Luisa tem uma apreciação muito aprofundada destes textos religiosos, que eu não tenho.
    Obrigada.
    Beijinhos da
    Milú.

    ResponderExcluir