Translate

domingo, 6 de janeiro de 2013

"A ESTRELA"

“A estrela”: Sophia de Mello Breyner
Eu caminhei na noite/ E entre o silêncio e frio/
 Só uma estrela secreta me guiava./
/ Grandes perigos na noite me apareceram:
/ Da minha estrela julguei que eu a julgara/
 Verdadeira sendo ela só reflexo/
 Duma cidade a néon enfeitada./
/ A minha solidão me pareceu coroa./
 Sinal de perfeição em minha fronte./
 Mas vi quando no vento me humilhava/
 Que a coroa que eu levava era dum ferro/
 Tão pesado, que toda me dobrava./
/ Do frio das montanhas eu pensei:/
“Minha pureza me cerca e me rodeia”.
/ Porém meu pensamento apodreceu/
 E a pureza as coisas cintilava/
 E eu vi que a limpidez não era eu.

Um comentário:

  1. Olá Amiga Luisa
    Obrigada por este belo poema de uma grande poetisa portuguesa.
    Beijinhos da
    Milú.

    ResponderExcluir