Translate

terça-feira, 1 de maio de 2012

EMOÇÕES


A emoção controlada...não sei bem se existe. Quando chega a emoção ,"emocionada" não há nada que a segure...começa as mãos a tremer, a vóz alterada,o olhar baço...
E mais ainda quando existe critica e, carregada de desprezo, uma emoção particularmente destrutiva . O desprezo surge facilmente com a ira; geralmente é espremido no tom de vóz e na expressão do rosto.
A intelegencia emocional levanos a controlar as  capacidades que surgem a cada momendo com agelidade mental, e que resultam essenciais nas relações da sociedade.
Na nossa vida no dia a dia há tantas emoções...Podemos por vezes controlar  intelegentemente essas
emoções, mas tambem torna-nos mais "frios"e pensadores.
E a intelegencia emocional não faz conta ao amor ,aos pequenos prazeres, que tanto gosto nos faz...
É preciso haver um certo contol, mas tambem tem que haver emoções ,na felecidade, na alegria, no amor, na tristeza, na dor, em todos sentimentos que nos assolam, nos marcam que é a nossa vida...intensamente, se não, não é viver.

3 comentários:

  1. Penso que o "nosso" António Damásio não estaria muito de acordo com esta teoria. Tanto quanto percebi e me lembro do seu livro (dele, cientista a trabalhar nos EUA) "O erro de Descartes", o "penso logo existo" já foi; agora é "sinto logo existo" ou, talvez melhor, sinto, logo penso, logo existo. Ou seja, sem emoções, sem sentimentos, nem de pensar seríamos capazes. Quer-me parecer que está certo.

    Ou seja, vivam as emoções, os sentimentos, e viveremos nós também. Por que estou aqui a escrever? Porque senti vontade de o fazer, porque me emocionei com a perspectiva de me pôr a pensar.

    E pronto, para filosofia barata já chega por hoje...

    José Auzendo

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem andei a ler um livro que me "mexeu" mas não me convenceu...de DANIEL GOLEMAN, o livro "intelegência emociocional"fala no cerebro que comanda o coração, ....total dominio,somos umas maquinas que não vão interesar a "gente" normal..que nós somos.
    No meu "ser" o coração é o "mandador" oficial...das minhas "orgias"...
    sensatas...
    É assim que penso, nada de filosofia...nem barata e, muito menos "cara"...nesta altura do campionato.
    A vida custa a todos...
    TXAU
    Avoluisa

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amiga Luisa
    As emoções são...as emoções! Independentemente das filosofias, as emoções não se descrevem, sentem-se, e quando as sentimos, das duas uma: ou as vivemos se forem boas, ou as tentaremos afastar do nosso cérebro, no caso de acharmos que não nos ajudam, que são negativas. Mas muitas vezes o coração fala mais forte do que o cérebro, e aí é que terá que intervir o control. E esse é que é o grande problema, é muitas vezes não nos controlarmos e deixarmo-nos arrastar por emoções menos boas. O auto-control é um exercício que temos que desenvolver ao longo da nossa vida, pois durante o nosso percurso cá na terra, teremos que recorrer muitas vezes a ele, ou então corremos o risco de muitas vezes não fazermos o que é mais correcto cedendo às emoções.
    Mas isto de filosofias, há muitas. Sentimentos, cada um sente os seus e na hora H, por vezes, age impulsivamente sem pensar!
    Um beijinho da
    Milú.

    ResponderExcluir