Translate

terça-feira, 27 de março de 2012


O homem foi dotado originalmente com nobres faculdades e uma mente bem equilibrada. Era perfeito na sua natureza e estava em harmonia com Deus. Os seus pensamentos eram puros e os seus designios eram santos.
Mas pela desobediencia as suas faculdades foram perdidas e o egoismo tomou o lugar do amor. A sua natureza tornou-se tão enfraquecida pela transgressão que era impossivel, na sua própria força, ao poder do mal.
E assim teria permanecido se Deus não tivesse interferido dum modo especial.
É-nos impossivel, por nós mesmo, escapar do "abismo" do pecado no qual estamos submersos. A EDUCAÇÃO e a cultura, o exercicio da vontade, o esforço humano,têm a sua propria esfera de acção. Podem efetuar uma mudança exterior no comportamento, mas nesse ponto não têm poder. Esse poder é Cristo. Unicamente a Sua graça pode "acordar" as faculdades entropecidas da alma  e atrai-las para Deus.

3 comentários:

  1. Luisa
    É verdade que fomos criados para o bem. Mas se a desobediência começou logo no 1º. homem, Adão. Como é que o mundo poderá andar direito?
    É pena, muita pena, que a inteligência com que fomos dotados seja muitas vezes utilizada na nossa autodestruição! Mas temos que pensar que felizmente, nem todos os seres humanos são assim. Ainda há muita GENTE BOA e a praticar Grandes Obras. No dia em que deixarmos de acreditar nisso, aí será mesmo o descalabro! Mas penso que ELE não vai deixar que isso aconteça, porque apesar de tudo, a humanidade também tem algumas coisas boas. Temos que pensar positivamente.
    Um beijinho da
    Milú

    ResponderExcluir
  2. olá MILU
    Gosto muito de, de vez em quando ."entrar" com este tema, para relembrar a catequese.
    Durante longos anos dei catequese ás crianças...
    Agora , de saudades antigas ...faço a minha catequese "rebuscando" aqui e ali algum tema que possa ter interesse...é para mim prazer e amor a Deus. O seguimento que eu chego...Ele sabe...
    um grande beijo.
    Luisa.

    ResponderExcluir
  3. Luisa
    Ainda bem que tem recordações antigas que a possam fazer feliz e dar-lhe prazer. Deve ter sido muito gratificante lidar tantos anos com crianças e ajudá-las na formação do seu carácter, ensiná-las a perceber o caminho do bem e a chegar até Ele ...
    Saber que se contribuiu, ainda que numa pequena parcela, para a formação de pequenos seres humanos e acompanhar-lhes o percurso, é uma missão muito nobre. Não admira portanto que tenha prazer em recordar, pois recordar também é viver! E enquanto se recordam coisas boas, somos felizes.
    Parabéns por ter boas recordações que a fazem feliz!
    Um beijinho
    Milú.

    ResponderExcluir