Translate

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ALENQUER!!!! e as suas lendas!!!!

Add captionJá em minha meninice ouvia contar as lendas muito interesantes!! Ontem veio á memoria as belas e apaixonantes lendas!!
Passo a citar:"Existem duas versões distintas acerca da derivação do nome da vila de Alenquer.
Uma das versões conta que D. Afonso Henriques se deparou com uma cidade fortemente defendida pelos mouros e decideu conquistá-la. Diz-se que na manhá em que o rei decidio tomar o castelo, indo o rei cristão com o seu séquito tomar banho no rio e fazer as suas correrias, viram que um cão grande e pardo que vigiava as muralhas do castelo e que se chamava Alão,calou-se e lhes fez muitas festas. El rei tomando isso por bom presságio decidiu começar o ataque ao castelo dizendo o "Alão QUER".
Estas palavras serviam para futuro apelido da vila.
A outra versão, conta que o cão chamado Alão era encarregado de levar as chaves na boca, todas as noites , pela muralha fora até á Casa de Governador e os cristãos aproveitando os instintos do animal, prenderam uma cadela debaixo de uma oliveira á vista do cão que, galgou o muro entregando as chaves aos portugueses.
Estas lendas não tem algum fundamento até agora provado, mas o que é certo é que o brasão da vila, tem um cão , o que parece confirmar a lenda.
Uns anos mais tarde, nasce Suati Marques mais conhecido como o"leão", ele sim mereceu um brasão junto á praça dos taxis, foi uma lenda viva do sexo português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário